Order:
  1.  70
    A Obra Científica de Leonardo da Vinci: Controvérsias na Historiografia da Ciência.Amélia de Jesus Oliveira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):53-86.
    RESUMO: Os intérpretes dos manuscritos de Leonardo da Vinci partilham dos mesmos sentimentos de espanto e de fascínio quando examinam sua contribuição para a ciência moderna. Podemos, contudo, perceber uma constante tentativa em prol de uma revisão histórica acerca do papel desempenhado por Leonardo. Observando a história dessas revisões, é possível detectar aspectos significativos das perspectivas históricas e historiográficas dos envolvidos nessa discussão. É o que pretendemos fazer neste trabalho, focando a controvérsia entre Duhem, por um lado, e Sarton, Koyré (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  7
    Comentário a “Ciência e ética em popper: a ética da responsabilidade dos cientistas”.Amélia de Jesus Oliveira - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (3):101-106.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    O que é, afinal, conhecimento cumulativo?Amélia de Jesus Oliveira - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):822-855.
    Depois dos anos 60, e especialmente depois da repercussão da obra kunhiana, tornou-se comum a distinção entre o ponto de vista continuísta e o descontinuísta na avaliação do desenvolvimento científico. Kuhn passou a ser visto como o grande descontinuísta ao lado de Koyré e Butterfield e foi considerado o causador de uma grande mudança no modo de se conceber o desenvolvimento da ciência. Em diversas abordagens, a noção de continuidade tem sido, muito frequentemente, equiparada à acumulação, que implica necessariamente a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark